Monte Alto ficou na quinta posição entre os municípios da Região Metropolitana de
Ribeirão Preto
Por dia, foram flagrados 15 “gatos” de energia elétrica na região de Ribeirão Preto em 2019. A média foi feita com base nos casos de fraude na rede descobertos pela CPFL em 2019. Segundo a empresa, foram 5,4 mil casos de fraudes e furtos de energia elétrica.
Nas ações para coibir os delitos, a empresa conseguiu recuperar quase 27,2 mil megawatts-hora (MWh) com a regularização de ligações feitas de forma ilegal, o suficiente para abastecer 15,1 mil residências durante um ano inteiro.
Para a identificação das infrações, a companhia realizou 50,5 mil inspeções no sistema. “Além disso, o grupo faz regularmente a blindagem de rede e, quando encontra indícios de fraude, passa a organizar medições periódicas de padrões de consumo do local flagrado, de forma a evitar a reincidência de furtos. Essas tecnologias de monitoramento contínuo e à distância permitem que a distribuidora aumente a produtividade das equipes e intensifique suas iniciativas contra o crime sem a necessidade de deslocar os técnicos”, informou a CPFL em nota.
Entre as cinco maiores cidades da região, Ribeirão Preto foi a que registrou o maior número de fraudes identificadas, alcançando a marca de 3.358 ocorrências em 2019. Em segundo lugar ficou Sertãozinho com 443 irregularidades e, na sequência, Jaboticabal, Pontal e Monte Alto.
Crime
Fraudes
e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem
chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada
cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período
em que deixou de pagar pelo fornecimento.
Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de
distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as
redes elétricas, podendo provocar graves acidentes com os fraudadores e com as
pessoas que residem no local da fraude.
Os clientes da CPFL Paulista podem contribuir para o combate às irregularidades
por meio dos canais da concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo
aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos
móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail
denunciafraude@cpfl.com.br?.
Segundo a CPFL, o auxílio dos moradores tem sido fundamental para coibir o
crime nas regiões. As distribuidoras da CPFL Energia receberam, em 2019, mais
de 96 mil contatos de consumidores relatando alguma irregularidade na rede,
sendo que uma denúncia em cada quatro acabam sendo confirmadas pela companhia
em suas inspeções. No Grupo CPFL, ao longo do ano foram realizadas ações de
investigação, que geraram 235 prisões durante operativos policiais de combate
ao furto de energia. Por causa do auxílio da população, foi possível recuperar
21,2 mil MWh de energia furtada, o suficiente para abastecer 20 mil casas no
período de um ano.
Fonte: Revide