Eloah Piovezan Duque é estudante da tradicional Escola de Ensino Período Integral
“Dr. Luiz Zacharias de Lima”
Aluna do Ensino Período Integral junto a Escola Estadual “Dr. Luiz Zacharias de Lima”, é da estudante Eloah Piovezan Duque, uma das redações semifinalistas do Projeto EPTV na Escola 2022, região Ribeirão Preto, que trouxe como tema para este ano: “Porque acreditamos que o mundo virtual é real?”, promovido pelas emissoras filiadas a Rede Globo de Televisão. Com o título: “Conto de Fadas”, a aluna teve como sua orientadora a professora Simone Trabuco. A próxima meta é torcer para que sua dissertação fique entre as 10 finalistas, cujos nomes serão divulgados no dia 19 de outubro.
Segunda-feira, 26 setembro, os alunos que tiveram seus trabalhos selecionados pela Secretaria Municipal de Educação de Monte Alto, estiveram realizando visita a emissora filiada a Rede Globo de Televisão, em Ribeirão Preto, e foram acompanhados pelas professoras Denilsa de Fátima Leite Momesso e Rosna de Freitas Costa da Silva..
O que é o evento?
O EPTV na Escola é um concurso de redação que envolve os estudantes do último ano do ensino fundamental das cidades de cobertura geográfica da EPTV Campinas, Ribeirão Preto, Central (São Carlos) e Sul de Minas (Varginha). A cada ano, um tema diferente é escolhido.
Os 30 estudantes classificados de cada município ganham um dia de passeio na cidade sede da EPTV de sua região, com direito de visita à emissora e a um Shopping da cidade. No final, são escolhidos os dez melhores trabalhos da região, onde os autores ganham prêmios e produzem uma série de reportagens, baseadas no texto das redações que eles escreveram.
O objetivo do projeto é promover a interatividade entre os alunos e um veículo de comunicação, permitir que os participantes conheçam o processo de produção de um telejornal e que utilizem a programação da EPTV como recurso educacional. Além disso, o foco é desenvolver a integração entre as escolas e, através da escolha do tema da redação, propiciar aos alunos o contato com a pesquisa e a aquisição de conhecimento.
Nos 16 anos de existência, 1 milhão e 500 mil alunos já fizeram a redação e, destes, 98.510 visitaram as nossas emissoras e 190 alunos foram premiados.
O corpo docente da unidade educacional formado pela Cleide Bilchez (coordenadora-geral), Cilene Ferreira Marques Garcia (diretora), Osana Oliveira (vice-diretora) e Andréia Vasconcelos (vice-diretora), a parabenizam pela brilhante conquista.
Relação dos 15 alunos que tiveram suas redações selecionadas:
Abiel Angotto Dias - EMEB “Professor Norival Mendes”
Ana Luiza Leite Sass - E.E “Jeremias de Paula Eduardo”
Beatriz Marques Di Leli - EMEB “Dra. Rita Schlither de Mattos”
Eloah Piovezan - E.E “Dr. Luiz Zacharias de Lima” - Semifinalista
Gabriel Pereira Coelho - Colégio “Opção e Conhecimento”
Gabriele Samara Francisco - EMEB “Professor Norival Mendes”
Giovana de Araújo Parolezi - Escola SESI Monte Alto
*Grazielly Tatiane Inácio de Melo Oliveira - EMEB “Dra. Rita Schlither de Mattos”
(Aluna transferida para outro município)
Guilherme Santiago Mendes - EMEB “Professora Juventina de Oliveira Penna Campos”
Isabela Ferreira de Campos - Colégio Visão Sistema Anglo de Ensino
Júlia de Paula Eduardo Vital - Colégio Objetivo
Maria Eduarda Barros Segateli - E.E “Dr. Luiz Zacharias de Lima”
Mariana da Silva Roberto - E.E “Professora Nelly Bahdur Cano”
Miguel Nascimento da Silva - Colégio Visão Sistema Anglo de Ensino
Nicoly Franzolin - Colégio “Opção e Conhecimento”
Fotos/Crédito: Benê Abreu/Secretaria Municipal de Educação