Equipamento desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso pelos estudantes de Mecatrônica será utilizado na produção de materiais didáticos
A
Escola Técnica Estadual (Etec) Sylvio de Mattos Carvalho, de Matão, poderá
produzir materiais pedagógicos, como objetos para aulas de geometria, réplicas
de órgãos do corpo humano para o ensino de biologia e protótipos para os cursos
de Enfermagem, Mecatrônica e Mecânica. Tudo isso pode ser feito na impressora
3D que um grupo de estudantes desenvolveu como atividade acadêmica.
A novidade trouxe oportunidades e orgulho para a comunidade escolar porque o
equipamento foi desenvolvido por alunos do último módulo do curso técnico de
Mecatrônica e do terceiro ano do curso de Mecatrônica integrado ao Ensino
Médio. O experimento fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de um
grupo formado por setes alunos das duas modalidades.
A tecnologia 3D permite a criação de objetos com rapidez e precisão a partir de
um desenho feito em computador. A matéria-prima para construir a máquina veio
de equipamentos e peças recicladas, como impressoras, madeiras e metais, além
de alguns componentes que foram comprados pela internet.
O professor Ariovaldo Sano apresentou a ideia do projeto-piloto da impressora
aos alunos há um ano e um grupo interdisciplinar aderiu à ideia. Orientada pelo
educador, a equipe desenvolveu o equipamento que funciona por meio da técnica
de extrusão. “O sistema consiste no
derretimento de material plástico que, depois de fundido, é injetado numa
superfície por meio de camadas até adquirir o formato tridimensional”,
explica Sano. O primeiro objeto criado pela impressora 3D foi um troféu para
premiar a equipe campeã da gincana realizada durante a festa de Halloween,
promovida pela Etec em 2019.
Experiência prática motiva alunos
Como
a experiência deu certo com os alunos de Mecatrônica, Sano avalia que a ideia
poderá ser adaptada como projeto interdisciplinar no currículo do curso. Segundo
o educador, atividades práticas que trazem resultados concretos têm um forte
apelo para motivar os jovens. “O estímulo
nos cursos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) é fundamental porque, às
vezes, o aluno se interessa pelo Ensino Médio mas não tem vocação para a área
técnica. Um projeto como o da impressora 3D pode despertar esse propósito”,
explica.
O professor acredita que o projeto pode ainda ser aplicado por meio da
metodologia ativa Project Based Learning (BPL) - adotada pelo Centro Paula
Souza. Esta prática procura estimular a autonomia dos alunos, por meio de
desafios como a criação de soluções para problemas propostos.
Para a coordenadora pedagógica da Etec de Matão, Ana Cláudia Câmara, o projeto
para criação da impressora piloto foi bem-sucedido porque trabalhou a
interdisciplinaridade e mobilizou o interesse dos estudantes. “Esse é um tipo de desafio que encanta os
jovens porque permite que eles identifiquem uma função prática para o conteúdo
que estão estudando”.
Participaram do TCC os alunos Caio Chanes, Eric Ortolan, Guilherme Henrique
Lavezzo, João Victor dos Santos, José Ricardo Lindolpho, Pâmela Araújo e
Vinicius Carrino, sob a orientação dos professores Edgar Coroa, Wesley Soares,
José Torini, Reginaldo Garcia e Ariovaldo Sano.
Foto: Estudante de Mecatrônica opera equipamento e produz peças tridimensionais para serem usadas como material didático
Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza