Classificados
Defesa Civil de São Paulo divulga alerta para chuvas intensas em regiões do Estado
Bene Abreu:
14 de fevereiro de 2023
Entre hoje, terça-feira, 14, e quinta-feira, 16, há previsão para chuvas intensas e contínuas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo, com acumulados que podem variar entre.
Início » Defesa Civil de São Paulo divulga alerta para chuvas intensas em regiões do Estado

Entre hoje, terça-feira, 14, e quinta-feira, 16, há previsão para chuvas intensas e contínuas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo, com acumulados que podem variar entre 120 milímetros e 55mm

Ontem, segunda-feira, 13, foi divulgado um novo alerta vigente até quinta-feira, 16, com previsão de chuvas intensas para a região da Serra da Mantiqueira com acumulados de 120mm. O destaque e atenção ficam voltados também para a região do Vale do Paraíba com acumulado podendo chegar a 80mm. Já na região de Campinas e Sorocaba, está previsto acumulado de 75mm. Para o Vale do Ribeira e Itapeva o acumulado será de 70mm. A região Metropolitana de São Paulo e Litoral Norte devem concentrar acumulados de até 60mm, e a Baixada Santista pode totalizar acumulado de 55mm.
O CGE emite boletins e alertas meteorológicos diários acerca das mudanças do clima para todo o Estado de São Paulo, destinados aos coordenadores regionais e municipais de Proteção e Defesa Civil e demais órgãos responsáveis pela atividade, ou seja, para o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil.
A Defesa Civil do Estado atua permanentemente na prevenção, principalmente neste período, com medidas para minimizar os desastres e proteger a população, especialmente as que residem em áreas mais vulneráveis. Meses antes da Operação, a Coordenadoria em parceria com os órgãos regionais e municipais de proteção e defesa civil, realizou treinamentos e capacitou cerca de 800 agentes municipais.

Recomendações

A Defesa Civil Estadual recomenda que as Defesas Civis Municipais permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.

Orientações à população

Por conta deste cenário meteorológico, faz-se necessário orientar a população sobre o risco e medidas preventivas que devem adotar. A recomendação é que fiquem atentos a qualquer sinal de perigo, como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas e raios.
Recomenda-se também a não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. Às pessoas que moram em área de risco, devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais, deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.
Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Defesa Civil do Estado de São Paulo

Você também pode gostar

Desenvolvido por:
phonefacebookwhatsapp