Material de apoio auxilia no planejamento dos docentes da Educação Infantil, visando contribuir para o desenvolvimento dos processos cognitivo, físico, social, afetivo, cultural e linguístico de bebês e crianças
Nesta semana, mais de 117 mil Cadernos do Professor de Educação Infantil começaram a ser entregues às redes municipais de ensino. A ação, que atende 460 cidades do estado de São Paulo, é resultado da parceria entre Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP), via Centro de Educação Infantil e Anos Iniciais (Ceiai) da Coordenadoria Pedagógica (Coped), Associação Nova Escola e União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime, seccional São Paulo). Foram investidos R$ 773,5 mil pelo Estado.
O material é um guia de planejamento detalhado para apoiar o educador na organização de atividades que contribuam para o desenvolvimento de bebês e crianças, em todas as suas dimensões, considerando a formação integral, conforme orienta o currículo.
No total, foram enviados três títulos, divididos em dois volumes cada: Bebês (Volumes 1 e 2), Crianças bem pequenas (Volumes 1 e 2), e Crianças pequenas (Volumes 1 e 2). São mais de 500 atividades, da creche à pré-escola. Participaram da produção docentes de diferentes municípios, como Ubatuba, São Carlos, Barretos, Ilhabela, Franco da Rocha e São Paulo, que foram responsáveis por alinhar o conteúdo às premissas do currículo, tais como o interagir e o brincar, considerando a criança como protagonista do seu processo de desenvolvimento.
“As cidades atendidas confirmaram adesão ao programa Ler e Escrever. São materiais exclusivos para o professor. O livro não traz um sistema apostilado para as crianças, até porque a Educação Infantil é o lugar da brincadeira, da interação, da experiência, do desenvolvimento pleno. Entendemos que os professores precisam de apoio para ajudar no repertório a ser usado em sala de aula, na rotina com os pequenos”, explica o secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares.
Os municípios beneficiados, entre eles Monte Alto, através da Diretoria de Ensino de Jaboticabal, tiveram a opção de confirmar o recebimento do material durante o período de adesão aos convênios do Programa Ler e Escrever, que distribui livros dos componentes Língua Portuguesa e Matemática para Anos Iniciais. A previsão é que o processo de entrega seja finalizado em novembro.
A relação completa de municípios beneficiados podem ser conferidos através: http://www.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/Educação-Infantil-Municípios.pdf
Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – Assessoria de Comunicação e Imprensa