Antiga sede do CREA, no Bairro Jardim Vila Municipal, será sede da primeira turma de formação
A Secretaria Municipal de Segurança Pública dará início na manhã de segunda-feira, 27 de janeiro, às aulas da Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização da Guarda Civil Municipal de Monte Alto.
O Projeto foi criado através da Lei n.º 3552, de 16 de setembro de 2019, e busca compartilhar conhecimentos com os agentes da GCM, através da capacitação e da atualização profissional permanente.
O diretor de Inteligência e Monitoramento da prefeitura de Monte Alto, Mário Augusto dos Reis, fica responsável pela coordenação e direção da escola. A primeira formação será realizada na antiga sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA, no Bairro Jadim Vila Municipal. Os oito novos GCMs já iniciam suas atividades com este curso, que deve durar quatro meses.
Na grade da formação, estão presentes disciplinas como Constituição Federal e legislação vigente, estratégias, uso de equipamentos, violência doméstica, primeiros socorros, combate a incêndios e a relação da instituição com a Polícia Militar, Polícia Ambiental e grupos vulneráveis. Ao término das aulas, os novos guardas devem passar por estágio supervisionado de 160 horas.
Segundo o comandante da GCM, Antonio Mauro Miranda, a corporação prevê que seus agentes devem passar por um mínimo de 80 horas de capacitação por ano. Na Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização, em seu primeiro curso, a grade conta com um total de 1000 horas de atividades entre ações teóricas e práticas. O projeto tem parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Defesa Civil, Promoção Social, CRAS, CMDCA, Ministério Público e Poder Judiciário.