Classificados
Festa de Nossa Senhora da Conceição Montesina tem programação social adiada
Bene Abreu:
18 de agosto de 2020
Distrito terá apenas a programação religiosa, mas tudo com restrições e medidas que preconizam as autoridades ligadas na área da saúde O padre e reitor da Paróquia Nossa Senhora da.
Início » Festa de Nossa Senhora da Conceição Montesina tem programação social adiada

Distrito terá apenas a programação religiosa, mas tudo com restrições e medidas que preconizam as autoridades ligadas na área da saúde

O padre e reitor da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Montesina, no Distrito de Aparecida do Monte Alto, Sebastião de Magalhães Viana Júnior, após reunião realizada no dia 13 de agosto (quinta-feira), juntamente, com representantes do poder público Executivo, do departamento da Vigilância Sanitária, da Polícia Militar da Guarda Civil Municipal de Monte Alto, para ponderar questões relativas à programação da tradicional realizada na localidade entre os meses de agosto e setembro, acabou usando de suas redes sociais para fazer um comunicado a toda população montesinense, romeiros e festeiros que, habitualmente, frequentam o distrito nesta ocasião.
Considerando o contexto atual, relativo à pandemia do novo coronavírus (Covid-19); o aumento do número de casos notificados, confirmados e óbitos registrados no município de Monte Alto; a consequente ocupação do leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva); o Parecer dos órgãos competentes; além do número de moradores do distrito que pertencem a algum grupo de risco; e avaliando rodas as possibilidade e riscos, e optando pelo mais viável nestas circunstâncias para o bem de todos, decidiu-se por bem tomar as seguintes decisões: a programação social da festa patronal fica adiada até quando as circunstâncias oferecerem mais segurança e menos riscos para a saúde de todos, como os habitantes da localidade, devotos, romeiros, voluntários, funcionários, entre outros.
Já a programação religiosa (cartaz anexo abaixo) permanece sem a presença dos fiéis no interior do santuário, com as celebrações realizadas com transmissão ao vivo pelas redes sociais. As carreatas também ficam canceladas.
Durante os dias em que se prevê maior fluxo de romeiros e devotos, o santuário permanecerá fechado, contudo, um nicho será preparado nas escadarias do local, para que os devotos possam fazer suas orações, preferencialmente, no interior de seus veículos, com o objetivo de minimizar os riscos de contágio do novo coronavírus.
As medidas foram tomadas tendo por base, além dos motivos até o momento apresentados, o fato de que o santuário ainda não dispõe de toda a estrutura física e humana para acolher, devidamente, neste momento, um grande número de pessoas.
Quanto a tradicional peregrinação, aqueles que têm promessas “a pagar ou cumprir” junto ao santuário, devem se sentir desobrigados nestas circunstâncias. Podem fazê-las em outro momento, ou substituir a promessa por uma obra de caridade. “No entanto, neste sentido, cada pessoa é muito livre em sua consciência, e diante Deus de decidir pelo que fará”, ressalta o pároco e reitor da localidade, Sebastião de Magalhães Viana Júnior, que espera contar com a colaboração e compreensão de todos. E que em Cristo, todos sejam abençoados e protegidos do contágio desse e de tantos outros males que o mundo enfrenta nos dias atuais.

Você também pode gostar

Desenvolvido por:
phonefacebookwhatsapp