Classificados
Jaboticabal sediou a segunda Audiência Pública do PDUI da RM de Ribeirão Preto
Bene Abreu:
28 de janeiro de 2022
A terceira e última audiência regional acontece hoje, sexta-feira, 28, em Ribeirão Preto A segunda da série de três audiências públicas do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI da.
Início » Jaboticabal sediou a segunda Audiência Pública do PDUI da RM de Ribeirão Preto

A terceira e última audiência regional acontece hoje, sexta-feira, 28, em Ribeirão Preto

A segunda da série de três audiências públicas do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI da Região Metropolitana de Ribeirão Preto foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional na tarde de quarta-feira, 26 de janeiro. A reunião foi a oitava deste mês no âmbito do projeto de desenvolvimento regional do estado, nas quatro novas regiões metropolitanas (Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba e Litoral Norte) e no Agrupamento Urbano de Franca.
Em sua apresentação por videoconferência na abertura do evento, o Secretário de Desenvolvimento Marco Vinholi afirmou que “é com grande alegria que nós mobilizamos essa audiência para você poder planejar a sua região dentro do contexto da regionalização e descentralização do estado. O desafio do nosso tempo é ter planejamento para superar os desafios que estão adiante”, e concluiu que, “com sua colaboração, com a participação do governo do Estado, Prefeituras e sociedade civil, vamos construir esse plano de médio e longo prazos”.
Na apresentação seguinte, o economista Andrea Calabi, coordenador da equipe de assessores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, ressaltou: “Queremos ouvir a opinião pública para conhecer quais as demandas e as questões que exigem resultados mais imediatos”, declarou.
Na ocasião, o coordenador do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Jesse James Latance, anunciou que, a pedido do governador João Doria e do secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, os planos de desenvolvimento regionais serão submetidos à aprovação dos prefeitos e conselhos regionais antes de se converterem em lei, ainda no primeiro semestre deste ano.
Os fundamentos desse projeto são a redução das desigualdades inter-regionais e intrarregionais, a construção da intersetorialidade entre as políticas públicas, e a necessidade de transcendermos as fronteiras dos municípios”, apontou Marcos Campagnone, da equipe de assessores técnicos da Fipe, ao iniciar as discussões sobre o PDUI da região. “Olhamos a região como uma rede integrada de cidades, independentemente, do tamanho delas. Todos os municípios são importantes”, acrescentou.
Compuseram a mesa de abertura dos trabalhos da audiência o prefeito de Jaboticabal, professor Emerson Rodrigo Camargo; a presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, e presidente do Parlamento Regional, Renata Assirati; o prefeito de Batatais, e presidente do Conselho Regional, Juninho Gaspar; o vice-prefeito de Jaboticabal, Nelson Gimenez; a prefeita de Monte Alto, professora Maria Helena Aguiar Rettondini; o prefeito de Taquaral, Paulinho Cardoso; o vice-prefeito de Taiúva, Donizete Alves; a chefe de gabinete da prefeitura de Pitangueiras, Simone Dias Silva de Oliveira; e o assessor de Relações Institucionais da prefeitura de Guariba, Daniel Louzada.

Serviço:

Conheça e participe do PDUI da Região Metropolitana de Ribeirão Preto em https://rmrp.pdui.sp.gov.br/
Participe da próxima audiência na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto AEAARPRua João Penteado, n.º 2237 – Bairro Jardim Sumaré, Ribeirão Preto – SPAcompanhe a próxima audiência em Ribeirão Preto em https://youtu.be/mSsz_FTcUN0

O que é o PDUI

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) é um instrumento legal de planejamento e gestão metropolitana e regional, definido em 2015 pelo Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089). Ele estabelece as diretrizes e aponta os meios necessários para orientar ações governamentais e da iniciativa privada em Regiões Metropolitanas (RMs) e Agrupamentos Urbanos (AUs), no que se refere às funções públicas de interesse comum.

Fotos: Diretoria de Marketing da prefeitura de Monte Alto

Você também pode gostar

Desenvolvido por:
phonefacebookwhatsapp