Até hoje, a Mercedes-Benz é a única marca automotiva que leva um nome feminino
Há 120 anos, o nome de uma menina de
onze anos de idade se tornou a síntese dos carros, e deu nome à primeira marca
de automóveis de luxo do mundo. Em 2 de abril de 1900, a Daimler-Motoren-Gesellschaft
decidiu chamar seus automóveis de Mercédès, em homenagem à filha de Emil
Jellinek.
O
empresário austríaco, que morava em Nice, na França, trocou veículos Daimler e
os registrou em eventos de corrida. O primeiro automóvel com este nome – o
Mercedes 35 PS – gerou comoção na semana de corrida de Nice, já em março de
1901. Isso não se deu apenas pela sua tecnologia altamente avançada para a
época- que permitiu vencer várias corridas por lá – mas, também, pelo seu
design excepcionalmente elegante. O Mercedes 35 PS é considerado o protótipo do
automóvel moderno e, com sua arquitetura progressiva, tornou-se um modelo para
toda a indústria automobilística. Paul Meyan, então secretário-geral do
Automobile Club of France, disse após a semana da corrida: “Entramos na
era da Mercedes”.
A
partir de então, as letras curvas de “Mercédès” passaram a decorar os
radiadores dos veículos de passeio da Daimler. O nome foi registrado como marca
comercial em 23 de junho de 1902 e protegido legalmente em 26 de setembro
daquele mesmo ano. Desde então, o nome da marca – que foi alterado
para Mercedes-Benz após a fusão das empresas Daimler e Benz, em junho
de 1926 – tem sido uma expressão do compromisso com a sofisticação e a
inovação. Como nenhuma outra empresa automotiva,
a Mercedes-Benz combina beleza e elegância com desempenho e
tecnologia. Além disso, o segredo do sucesso do atual design
da Mercedes-Benz é o encontro perfeito entre inteligência e emoção.
A única marca de automóveis com um nome feminino
Até hoje, a Mercedes-Benz é a única marca automotiva que leva um nome feminino. “Mulheres como Mercédès Jellinek ou Bertha Benz moldaram a história de sucesso da Mercedes-Benz desde o início”, diz Bettina Fetzer, diretora de Marketing da Mercedes-Benz AG. “Com nossa iniciativa She’s Mercedes, fundada em 2015, estamos construindo essa tradição para nossas inúmeras clientes mulheres. O futuro da Mercedes-Benz combinará sustentabilidade e luxo em todo o mundo, de maneira fascinante”, conclui a diretora.
Desde 2016, a Mercedes-Benz tem sido eleita a marca de automóveis de luxo mais valiosa do mundo e é a única marca europeia entre as 10 melhores no ranking “Best Global Brands 2019” da Interbrand, renomada empresa de consultoria de marcas dos EUA.