Estreia acontece dia 25 de outubro no canal Kids Station do Japão; vale lembrar que há um monte-altense que representa a MSP no Japão, Ricardo Alexandre Okino
No próximo dia 25 de outubro (segunda-feira), estréia no Japão, no Canal Kids Station, o Programa “Mauricio TV”, que terá três episódios da Turma da Mônica exibidos por mês (às segundas-feiras). Essa programação terá a duração de seis meses, de outubro de 2021 a março de 2022, das 9h30 às 10 horas, mas espera-se que seja a primeira temporada de muitas que virão.
A turminha mais amada do Brasil já é conhecida em vários países pelo mundo. Porém, no Japão há uma sintonia com o público infantil que vem crescendo desde quando o personagem Horácio começou a ser publicado, nos anos 80, no jornal "Morango" da Hello Kitty, pela empresa Sanrio que a criou.
Mas o maior salto aconteceu em 2019, quando o criador da Turma da Mônica abriu a Mauricio de Sousa Productions – Japan, para lançar vários outros produtos, como refrigerantes, legumes e frutas naturais e até carregador de celular. A amizade de Mauricio com o "rei dos mangás", Osamu Tezuka, nos anos 80 e a grande comunidade brasileira instalada no Japão foram a base para a Turma da Mônica ganhar a televisão japonesa de vez. Não é pouco em um país onde o anime e o mangá são partes fortes da cultura japonesa.
As animações da série Monica Toy já passam no canal Fuji desde 2020, e este programa já é uma aposta da TV Kids Station, que percebeu a boa audiência dos desenhos neste tempo. O programa terá outras atrações além dos desenhos animados. Os personagens ao vivo, especialmente adaptados para os japoneses, apresentarão, junto a jovens participantes, brincadeiras com teor educativo. Vão ensinar sobre diferentes culturas pelo mundo com a apresentação de danças e canções, curiosidades, além de ter um quadro com desafios em inglês e português.
"Um programa de TV, educativo como esse, em um país onde a educação e cultura são vistos como prioridade, é uma medalha no peito para nossos personagens. A responsabilidade é grande, mesmo porque o nome do programa é o meu nome. Mas estamos confiantes nesse novo passo na área internacional da MSP", comenta o desenhista Mauricio de Sousa.
Esta parte educativa veio também com a ação da MSP – Japan na distribuição de cartilhas para as escolas japonesas, onde há filhos de brasileiros, com a Turma da Mônica ensinando essas crianças a se adaptarem às escolas japonesas. O governo japonês gostou da ideia e agora estuda a repetição da distribuição das cartilhas para outras famílias de vários países que chegam ao Japão.
Muitos irão perceber que os personagens Mônica, Cascão e Magali ganharam sapatos, assim como o Cebolinha. Isso porque no Japão não se sabe que no Brasil a falta do sapato vem desde a época em que Mauricio iniciava a grande produção de tiras e não tinha tempo de desenhar alguns detalhes, como os sapatos nos personagens criados depois do Cebolinha. Mas ele resolveu manter esse detalhe até hoje aqui no Brasil.
Veja o teaser do programa neste link: https://youtu.be/8I5dQRN66Ck
Serviço “Mauricio TV”:
Estreia: dia 25 de outubro de 2021, no Japão
Período: outubro de 2021 a março de 2022
Canal: Kids Station
Dia/hora: segunda-feira, das 9h30 às 10 horas
Elenco e equipe de produção:
Apresentadora:
- Minori Flanagan (MINORIN)
Crianças:
- Ivan Konishi (IVAN)
- Shinobu Shiozaki (SHINOBU)
- Sara Sugahara (SARA)
- Nanami Kamitaka (NANAMI)
Participação:
- Fumiya Sanki (FUMIYA)
Direção:
- Masafumi Matsuo
- Kaine Kanetaka
- Chiho Okura
Produção:
- Tadayoshi Hirosawa
- Keisuke Hasama
No Brasil:
Coordenação: Alice Takeda
Produção: Mauricio de Sousa Ao Vivo – diretor: Mauro Sousa
Sobre a Maurício de Sousa Produções
A Maurício de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. No licenciamento, trabalha com 200 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma YouTube já passou de 14,5 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 450 títulos de livros e mais de 1,2 bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.