Classificados
Rotary Club doa equipamentos para tratamentos de pacientes da APAE Monte Alto
Bene Abreu:
3 de setembro de 2021
Em mais uma ação do Rotary Club de Monte Alto, a APAE local foi beneficiada com equipamentos para o ‘Método Pediasuit’, entregues no mês de agosto. O ato aconteceu após.
Início » Rotary Club doa equipamentos para tratamentos de pacientes da APAE Monte Alto

Em mais uma ação do Rotary Club de Monte Alto, a APAE local foi beneficiada com equipamentos para o ‘Método Pediasuit’, entregues no mês de agosto. O ato aconteceu após o clube de serviço ser beneficiado com o subsídio distrital de US1.000 dólares, no ano rotário 2020/2021, e entrar com uma contrapartida de US 500 dólares.

A entrega simbólica contou com a presença da diretora da APAE, Simone Follador de Oliveira, da terapeuta ocupacional da instituição, Milena Verardino Bellodi Cortarelli; e dos rotarianos Tiago José Aranha (presidente 2020/2021), Wagner Penharbel (presidente da Fundação Rotária) e Thiago Oliva (presidente do clube ano rotário 2021/2022).

História

Uma roupa criada nos anos 70 por cientistas russos para uso dos astronautas inspirou o método, pois os mesmos, chegavam do espaço com dificuldades motoras, perda de movimentos, massa muscular e estrutura óssea debilitada.

O suit consiste em colete, touca, shorts, joelheiras, calçados e um sistema de elásticos ajustáveis, posicionados para reproduzir a musculatura, funcionando como uma estrutura elástica externa, promovendo uma melhora da postura e consequentemente melhora dos movimentos, alinhando o corpo o mais próximo do normal, desempenhando um papel crucial na normalização do tônus muscular, do sistema vestibular e de funções sensoriais.

Já o spider (gaiola) é usado ​​para treinar a criança, aumentando a capacidade de isolar os movimentos desejados e fortalecer os grupos musculares responsáveis ​​por esse movimento. A gaiola permite ganho de amplitude de movimento, ganho de força muscular e flexibilidade das articulações, bem como melhora das competências funcionais. (https://www.pediasuitbrasil.com.br/index.php/pt-br/sobre-o-pediasuit)

Pacientes contemplados

É uma abordagem para tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais e outras condições que afetam as funções motoras e funções cognitivas de uma criança”, explica Milena Cortarelli.

A APAE atende, atualmente, duzentas pessoas com deficiência entre bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos, oferecendo serviços nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. Oferecer atendimentos especializados às pessoas com deficiência é o objetivo maior da Instituição”, destaca a diretora da instituição, Simone Oliveira.

Equipe envolvida

O método combina fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia (em suas devidas áreas de atuação), avaliando os pacientes, detectando a capacidade funcional de cada um para inseri-los no ‘Pediasuit’.

Você também pode gostar

Desenvolvido por:
phonefacebookwhatsapp