Com as restrições de movimentação nas agências, associados da instituição financeira cooperativa estão acessando mais os canais online
As
medidas preventivas contra o novo coronavírus modificaram a rotina dentro das
instituições financeiras em todo o mundo. Os atendimentos presenciais não
acontecem na mesma frequência, o que alavancou a popularidade das plataformas
que antes estavam em segundo plano: os aplicativos.
No último mês, o Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do
Brasil, que tem mais de 4,5 milhões de associados, registrou um aumento de 90%
no número de novos usuários no aplicativo. Já o internet banking registrou um
aumento de 73% no volume de acessos, em relação a um período normal.
Segundo o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ,
Jairson Belisario, aplicativos e outros canais fornecidos pela instituição
financeira trazem a solução bancária para as mãos do usuário. “Em um momento que pede isolamento social,
destacamos as possibilidades que trazem conforto e comodidade, para que o nosso
associado tenha acesso aos seus serviços sem sair de casa. É a praticidade e
mobilidade de resolver as demandas quando e onde quiser”, explica.
Entre os serviços que podem ser acessados pelos associados estão a quase
totalidade das movimentações financeiras, como consulta de saldos e extratos;
consulta à fatura do cartão de crédito; transferências e pagamentos com a
câmera do celular; gerenciamento de investimentos; consulta de limite de
crédito; simulação e contratação de financiamento; recarga de celular; geração
de código para saque sem cartão nos caixas eletrônicos, inclusão de contas em
débito automático e débito direto autorizado, entre outras praticidades.
Aplicativo Sicredi Conecta auxilia vendas de comerciantes a potenciais clientes
Outra
plataforma digital que tem feito sucesso em meio à pandemia é o recém-lançado
Sicredi Conecta, aplicativo que permite que os associados anunciem e vendam
produtos e serviços entre si. Desenvolvido pela startup Hallo, a ferramenta tem
sido uma alternativa para manter a operação de empresas em andamento e para
pessoas que querem adquirir e comercializar produtos e serviços sem sair de
casa, de forma segura e por meio das facilidades de pagamento oferecidas pelo
Sicredi.
“Trouxemos opções que facilitam a vida de
empreendedores e potenciais clientes, conectando as pessoas e fazendo a
economia girar de forma segura, num momento em que a orientação principal é
evitar contato direto. A tecnologia é nossa aliada e estamos dando todo o
suporte para que os associados não fiquem desamparados neste período”,
destaca o gerente de Comunicação e Marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ,
Rogerio Leal.
Desde que o Sicredi Conecta foi implantado, em 2019, o app contabiliza mais de
11 mil usuários e 3,5 mil publicações. É, atualmente, utilizado por
cooperativas de crédito do Sicredi em 13 Estados: Ceará, Goiás, Mato Grosso,
Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa
Catarina, São Paulo e Sergipe.