Partidas acontecerão na cidade de Guariba; cerca de mil adolescentes em internação disputam as fases regional e estadual
Nesta segunda, terça e quarta-feira (30 e 31 de janeiro, e 1º de fevereiro), a cidade de Guariba sediará as partidas da etapa regional da Divisão Regional Norte (correspondente à Ribeirão Preto) na XVIII Copa CASA de Futebol.
Os jogos envolverão a participação dos CASAs de Franca, Ribeirão Preto, Rio Pardo, Araraquara, São Carlos e Sertãozinho.
A 18ª edição do campeonato, que acontecerá até o mês de março, tem a expectativa de mobilizar aproximadamente mil adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 65 centros de todo o Estado.
A etapa regional será a responsável por selecionar a equipe que vai representar a região de Ribeirão Preto (DRN) na fase estadual do campeonato.
Todos os jogos acontecerão no campo do Estádio Municipal “Domingos Baldan”.
Sobre a Copa CASA
A Copa CASA de Futebol, realizada pela Fundação CASA, é o maior campeonato de futebol masculino no Brasil destinado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação.
A Instituição promove, anualmente, o evento desde 2005 – apenas em 2021, durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19, não houve edição.
As partidas acontecem preferencialmente em gramados profissionais, para possibilitar essa experiência aos adolescentes, pois muitos deles sonham seguir a carreira entre as quatro linhas.
Neste ano, a 18ª edição reúne cerca de mil adolescentes de 65 centros socioeducativos no Estado de São Paulo. O campeonato se divide nas fases regional e estadual.
No regional, os times locais, separados conforme a divisão regional da Fundação CASA, jogam entre si e o vencedor dessa etapa segue para a fase estadual. São selecionados oito representantes no Estado.
A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, se subdivide em classificatória e final.
Na classificatória, as oito equipes selecionadas nos regionais disputam as quatro vagas para a final. Já na etapa final, acontecem os jogos semifinais e finais.
“Proporcionar o acesso ao esporte durante o cumprimento da medida socioeducativa e, ao mesmo tempo, promover a convivência com a comunidade são direitos que esses adolescentes possuem e constam em Lei”, explica o superintendente pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, ao citar a previsão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Fonte: Fundação Casa/SP