As aulas acontecem na antiga sede do CREA, localizada no Bairro Jardim Vila Municipal
Sete dos oito novos guardas civis municipais iniciaram na manhã desta segunda-feira, 27, as aulas da Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização da Guarda Civil Municipal oferecida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública de Monte Alto.
O curso terá duração de quatro meses e, inicialmente, está sendo realizado na antiga sede do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), localizada na Rua Das Esmeraldas, no Bairro Jardim Vila Municipal
Entre as disciplinas curriculares na escola de formação estão presentes a Constituição Federal e a legislação vigente, estratégias, uso de equipamentos, violência doméstica, primeiros socorros, combate a incêndios e a relação da instituição com as Polícia e Ambiental e grupos vulneráveis. Ao término das aulas, os novos guardas civis municipais passarão por um estágio supervisionado de 160 horas.
O projeto foi criado através da Lei n.º 3.552, de 16 de setembro de 2019, e busca compartilhar conhecimentos com os agentes da GCM, através da capacitação e da atualização profissional. O diretor de Inteligência e Monitoramento da prefeitura de Monte Alto, Mário Augusto dos Reis, é quem está responsável pela coordenação e direção da escola.
Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Antonio Mauro Miranda, os agentes devem passar por um mínimo de 80 horas de capacitação por ano. Em seu primeiro curso, a grade conta com um total de mil horas de atividades entre ações teóricas e práticas. O projeto tem parceria do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Defesa Civil, Promoção Social, CRAS, CMDCA, Ministério Público e Poder Judiciário.
O prefeito João Paulo Rodrigues, assim como o vereador Murilo Jácomo, estiveram acompanhando a aula inaugural da escola de formação de novos guardas civis municipais de Monte Alto.
Foto: Secretaria Municipal de Segurança Pública